Com a crise atual do país, brasileiros se preocupam com seus direitos trabalhistas

Em dias de crise que o país vem passando, é natural que muitos trabalhadores brasileiros que, por algum motivo perderam o emprego, comecem se preocupar com seus direitos trabalhistas. E uma dúvida que é muito comum entre a maioria deles é sobre como realizar a consulta Seguro Desemprego.

Este benefício nada mais é que uma assistência financeira temporária concedida pela Caixa Econômica Federal para o trabalhador que se encontra desempregado. Porém, ainda existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para receber o benefício.

O artigo a seguir foi desenvolvido especialmente para os trabalhadores que estão sem um emprego no momento, e que desejam receber o seu seguro desemprego. Portanto, continue acompanhando o texto abaixo e veja quem tem direito e como consultá-lo.

Para que serve a consulta Seguro Desemprego

Conseguir um emprego nos dias de hoje é o sonho de muitos cidadãos, mas enquanto uns buscam por uma oportunidade de trabalho, outros se encontram desempregados. Com isto, surge a necessidade de consultar o Seguro Desemprego 2021.

Esta consulta serve para permitir que o cidadão tenha acesso às informações a respeito de parcelas, situação de pagamento, valores recebidos e prazo de recebimento da solicitação do seguro desemprego.

Como realizar

Não é novidade que os trabalhadores que se encontram desempregados desejam fazer o seguro desemprego consulta. Porém, a grande maioria deles não sabem ao certo qual procedimento deve ser feito.

Existem, basicamente, três jeitos de estar acompanhando o a situação do seu seguro desemprego. E se você ainda não conhece nenhum deles, basta ficar atento às dicas passadas logo a seguir. Vamos lá:

Consulta com Cartão Cidadão

Este é um cartão magnético que permite que os cidadãos possam ter acesso à vários benefícios sociais e trabalhistas proporcionados pelo Governo, como FGTS, PIS e seguro desemprego.

Para realizar a consulta, basta dirigir-se até uma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal para ter acesso às informações relacionadas ao depósito do benefício.

Consulta através da internet

A internet surgiu para facilitar ainda mais a vida das pessoas, inclusive a daquelas que almejam consultar o seguro desemprego com mais praticidade. Veja como fazer o procedimento:

  • Passo 01 – No site da Caixa www.caixa.gov.br, clique na opção “Benefícios e Programas”, e, na primeira coluna (benefícios do trabalhador) clique na opção “Seguro Desemprego”.
  • Passo 02 – Após a página carregar, será possível visualizar todas as informações a respeito do programa. E no lado direito da mesma, clique em “Consultar Pagamento”.
  • Passo 03 – Caso não possua cadastro, crie a sua senha. Porém, primeiramente você deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) ou o número do PIS/PASEP.

Pronto! Agora preencha os campos solicitados e clique no botão “OK” para concluir a sua consulta seguro desemprego. Na página é possível conferir informações detalhadas sobre o pagamento do benefício.

Consulta pelo Telefone

Os cidadãos que desejam consultar seguro desemprego, podem realizar também esta consulta através do telefone. Basta ligar gratuitamente para o número da Caixa Econômica Federal (0800 726 0207) e ter em mãos os seguintes documentos:

  • NIS do cartão cidadão ou carteira de trabalho;
  • CPF;
  • RG.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício concedido pela Caixa Econômica Federal que se encontram desempregados. Porém, não são todos que podem ter acesso ao mesmo.

O seguro desemprego MTE é um benefício almejado por vários cidadãos brasileiros que estão sem emprego no momento, portanto vale a pena conferir os requisitos exigidos para ter direito ao mesmo. Caso você se enquadre em algum destas exigências, não perca tempo e solicite o seu agora mesmo.

E depois de ter acompanhado estas importantes informações passadas no artigo acima, ficará muito mais fácil realizar a consulta seguro desemprego. E se possuir algum tipo de dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos ajudar a resolver o seu problema

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *